Recorde junino: Maior São João do Mundo atraiu dois milhões de pessoas e movimentou R$ 200 mi
Surpreendem os números maiúsculos do Maior São João do Mundo deste ano. Dados levantados pela Polícia Militar apontam que mais de dois milhões de pessoas circularam na festa, uma movimentação extraordinária, num dos períodos mais agudos da atual crise econômica porque passa o Brasil e, em especial, a Paraíba.
Só para ilustrar: nas duas terças de apresentação dos padres Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti foram mais de 100 mil pessoas no Parque do Povo. Foram 120 mil pessoas no show de Wesley Safadão e um pouco menos no encerramento com Aviões do Forró. As várias casas de show que funcionaram ao longo dos 30 dias de festa também registraram público recorde.
Previsão do comércio indica a circulação de R$ 200 milhões ao longo do mês de junho. Informações colhidas junto à rede bares, restaurantes e hotéis revelam que o faturamento desde ano aumentou cerca de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. A festa teve 85 trios de forró, mais de 400 atrações nos cinco palcos instalados no Parque do Povo. Poucas festas no Brasil apresentam números assim.
O sucesso pode ser aferido na TV Junina, oficial de cobertura, que chegou a quase 1 milhão de visualizações. As rede nacionais de TVs também ofereceram generosa cobertura, refletindo a grandiosidade da festa. Impressiona que uma cidade do interior tenha conseguido uma façanha dessas, sem qualquer ajuda do Governo do Estado.
Campina dá um exemplo para o País de como se pode superar a crise com alternativas criativas e parcerias adequadas.