Redução de repasses do Governo leva UEPB fechar o maior museu do Estado, o Assis Chateaubriand
A redução de repasses do Governo do Estado para a Universidade Estadual da Paraíba vem deixando a instituição em grave situação, como atraso no pagamento de fornecedores e falta de material de expediente em vários campi. Entretanto, o que mais tem entristecido a comunidade é a desativação do Museu de Artes Assis Chateaubriand (MAC).
O Museu, criado em 1967, por Assis Chateaubriand, tem um dos maiores acervos (474 peças) do País, inclusive obras de Di Cavalcanti, Pedro Américo, Anita Malfatti e Portinari. É o maior museu do Estado, um dos maiores do Nordeste. Mas, está de… portas fechadas, desde o último mês de dezembro, por falta de verbas para sua manutenção. Segundo a reitoria da UEPB, o problema é a redução de repasses do Governo.
O reitor Rangel Júnior entende que a saída é tentar parcerias como o Parque Tecnológico e outras instituições privadas, que se disponham a ajudar a manter pelo menos o acervo, ou utilizar em eventos que possam levantar alguns recursos. O museu tinha um orçamento anual de R$ 1 milhão, para manutenção de acervo e infraestrutura, além da promoção de eventos e despesas de pessoal, água e energia.