A Paraíba acaba de receber mais 49 profissionais do Programa Mais Médicos, iniciativa do Governo Federal para ampliar a cobertura da atenção primária em regiões de maior vulnerabilidade social.
Segundo o Ministério da Saúde, três médicos foram alocados para atuar na tribo Potiguara, que atende populações indígenas em áreas de difícil acesso. Os demais médicos reforçarão as equipes de Saúde da Família do Estado.
As vagas do edital contemplaram, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%).
A ação faz parte da mais recente etapa do programa, que selecionou 3.173 médicos para atuar em 1.618 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas do país. O edital teve mais de 45 mil candidatos.
Contingente – Desde 2 de julho tem acontecido a chegada dos médicos formados no Brasil com registro no Conselho Regional de Medicina. Já os médicos brasileiros formados no exterior irão participar, a partir de 4 de agosto, do Módulo de Acolhimento e Avaliação, um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.