RELAÇÃO AMADURECEU (vídeos) Maduro sobe a rampa do Planalto e é recepcionado por Lula e Janja em meio a protestos da oposição
Um dos fatos mais emblemáticos da era Lula ocorreu, nesta segunda (29/05), em Brasília, quando Nícolas Maduro, presidente da Venezuela, subiu a rampa do Palácio do Planalto.
Maduro chegou ao Planalto acompanhado da esposa, Cilia Flores, ex-presidente da Assembleia Nacional, e foi recebido por Lula e pela primeira-dama, Janja.
Prisão – Vários deputados de oposição declararam que o ditador Maduro é “procurado por autoridades norte-americanas, acusado pelo procurador-geral dos Estados Unidos dos crimes de narcotráfico, terrorismo internacional e corrupção”. Os parlamentares também acionaram a embaixada dos EUA em Brasília.
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal recebeu nesta segunda (29/05), requerimento para que peça às autoridades brasileiras e internacionais a “imediata prisão” do presidente da Venezuela, em visita ao Brasil. O pedido foi protocolado pelo deputado Coronel Assis (União Brasil-MT).
Lula – Lula declarou à Imprensa, ao recepcionar Maduro: “A Venezuela é vítima de uma narrativa de antidemocracia e autoritarismo… se eu quiser vencer uma batalha, eu preciso construir uma narrativa para destruir o meu potencial inimigo.”
E ainda: “Está nas suas mãos, companheiro, construir a sua narrativa e virar esse jogo para que a gente possa vencer definitivamente e a Venezuela volte a ser um país soberano, onde somente o seu povo, através de votação livre, diga quem é que vai governar aquele país… é só isso que precisa ser feito e aí os nossos adversários vão ter que pedir desculpas pelo estrago que fizeram na Venezuela.”
Maduro – Maduro emendou: “A Venezuela hoje está preparada para que retomemos as nossas relações virtuosas junto a investidores e empresários brasileiros. A Venezuela está de portas abertas, com plenas garantias ao empresariado, para que voltemos ao tempo de investimentos e crescimento econômico.”
Também: “De repente, todas as portas com o Brasil foram fechadas, ainda que sejamos países vizinhos, países que se amam como povos. As portas foram fechadas em termos de relações financeiras, econômicas, comerciais, culturais, políticas e diplomáticas. Junto de outros governos, tentaram impor um governo à República da Venezuela, mas isso é passado.”
A visita de Maduro ao País é a primeira desde 2015. Durante esse período, o líder venezuelano teve seu posto contestado por países europeus, que passaram a considerar o autodeclarou Juan Guaidó como presidente da Venezuela.
Procurado – Em 2020, o chefe do Departamento de Justiça dos EUA, William Barr, apresentou acusação criminal contra Maduro por tráfico internacional de drogas. Desde então, os EUA anunciaram recompensa de U$ 15 milhões (R$ 75 milhões) para quem ajudasse a capturar o presidente venezuelano.
CONFIRA VÍDEOS DA CHEGADA DE MADURO E DO PROTESTO DA OPOSIÇÃO…