Ricardo estaria fechado com a reeleição de Dilma já no primeiro turno?
Muita gente estranhou quando, recentemente, a presidente Dilma esteve em João Pessoa para uma solenidade de formatura. A perplexidade se deu pela pública afinidade demonstrada por Dilma em relação ao governador Ricardo Coutinho, inclusive em detrimento do prefeito Luciano Cartaxo. Á época, houve os habituais cochichos e o assunto amornou.
Mas, um interlocutor de Brasília repassa ao Blog uma informação muito curiosa: há uma especulação que gravita há tempos em torno do Palácio do Planalto, indicando que Ricardo teria prometido um apoio secreto a Dilma. E, atenção: não apenas num eventual segundo turno. Seria já. Logo após as convenções, após sua candidatura receber o brevê com o registro no TRE.
Nessas circunstâncias, o PSB não teria mais como questionar a sua candidatura, e Ricardo ficaria desembaraçado para apoiar a reeleição de Dilma. Nessas circunstâncias, uma pergunta se impõe: como ficaria o cenário político no Estado, caso essa informação seja verdadeira? A primeira consequência seria a presidente não estar mais à mercê de um palanque de aliados.
Depois, esse cenário colocaria o PT da Paraíba no paredão, especialmente se Ricardo for hábil o suficiente para atrair o PMDB, como tanto se tem especulado. Apesar de improvável, não é de todo impossível. Talvez se o PT não tivesse demorado tanto para se definir, ou caso não tivesse se aproximado tanto do PSDB, essa singularidade não tivesse ocorrido.
Agora, cá entre nós, sendo verdadeira essa possibilidade, o ex-governador Eduardo Campos fica sem qualquer luz no Estado. Pra ele, não seria mais fiat lux…