Rodrigo toma posse na nacional do PT enquanto dissidentes criticam candidatura da ex-vereadora
Indiferente às críticas de setores do PT à candidatura de Nadja Palitot, o ex-deputado Rodrigo Soares tomou posse em Brasília na Executiva Nacional do partido, afirmando que a ex-vereadora é um dos melhores quadros da legenda no Estado: “O PT inovou com o pioneirismo em indicar uma mulher para representar a legenda em 2014.”
“Assim como o PT nacional elegeu a primeira mulher para a presidência da República, na Paraíba o partido apresenta uma mulher que se propõe ser a primeira governadora do Estado, em sintonia com os avanços que Lula e Dilma trouxeram para o Brasil, nos últimos anos”, acrescentou o ex-presidente estadual do partido.
Na Paraíba, o vice presidente estadual do partido, Rafael Maracajá, emitiu nota à imprensa na manhã de hoje se posicionando de forma contrária ao nome de Najda Palitot como representante do PT em 2014. Rafael analisou como “enterro das instâncias partidárias” a escolha por Nadja que, segundo ele, saiu da “oligarquia” Cartaxo.
O deputado estadual Frei Anastácio também discordou da escolha. Ele contestou a forma como Nadja foi escolhida, segundo ele, “sem discussão e sem consulta às instâncias internas do partido nem à militância”. Frei ainda disse que vai exigir que o diretório estadual da agremiação seja convocado para discutir o assunto o mais rápido possível”.
O mesmo tom foi usado pela 1ª vice presidente do PT na Paraíba, Giucélia Figueiredo. Ela disse que a indicação de Nadja Palitot não é uma escolha do partido, e que o PT precisa se reunir para debater um nome e, só assim, homologar uma definição.
Mais agressivo, o ex-candidato à presidência do PT de Campina Grande, Basílio Carneiro, afirmou que discorda completamente da maneira como o nome de Nadja foi, segundo ele, “imposto” por Luciano Cartaxo, a quem ataca como querendo ser o “dono do partido”. Carneiro analisa que a decisão foi precipitada e, com ele, o PT apenas se isola ainda mais.
Realização de plenárias – O grupo de oposição ao nome de Nadja Palitot já organiza, inclusive, ma plenária para anunciar um outro pré-candidato. Será no dia 20 de dezembro às 18 horas no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado da Paraíba (Sintep), no Centro da capital paraibana. Entre as alternativas para a disputa majoritária estão Lenildo Morais, Giucélia Figueiredo e Frei Anastácio.