Romero inaugura Museu Digital de Campina e é homenageado pela CNI e Fiep
O prefeito Romero Rodrigues inaugurou, na noite desta terça (dia 7), o Museu Digital de Campina Grande, em parceria com o Sesi. O museu integra o Monumento do Sesquicentenário e reúne mecanismos de transmissão variados, usando diversas linguagens, recursos cenográficos e cinematográficos, iluminação cênica, cor, luz pontual, soluções gráficas, recursos multimídias e experiências sensoriais.
Segundo Romero, além de “representar a marca dos 150 anos de Campina Grande, em um local histórico, onde lá atrás os tropeiros despertaram a pujante vocação empreendedora da cidade, o Museu Digital torna-se agora, através da parceria com o Sesi, num equipamento enriquecedor da cultura campinense.
“Além disso, esse equipamento vai ter uma função por demais importante: ajudar aos nossos alunos da rede municipal, os estudantes das escolas estaduais, a ter a oportunidade de aprender e conhecer mais da nossa história por meio da tecnologia”, completou o prefeito.
Reconhecimento – O presidente CNI, Robson Braga de Andrade, e o presidente da FIEP, Buega Gadelha, durante a inauguração, revelaram seu entusiasmo com a inauguração do museu e parabenizaram enfaticamente o prefeito Romero Rodrigues pela construção do monumento.
“Esse equipamento vai oferecer a possibilidade para jovens, estudantes, campinenses e turistas conhecerem um pouco mais do passado de uma cidade tão importante quanto Campina Grande. Muito mais do que um museu, essa ferramenta vai possibilitar melhorar o nível da educação do município. É por isso que nós agradecemos ao prefeito Romero pela parceria com o SESI e rendemos nossos parabéns e nossas homenagens pelo prédio magnífico. É um espaço fantástico”, disse Robson Braga.
Já o presidente da Fiep, após explanar resumidamente sobre a história de Campina Grande, da chegada dos tropeiros até os dias atuais, passando pela instalação da Fiep na cidade, disse que o “Museu Digital vai ser o repositório de tudo isso. Vai ser o transmissor dessa rica história para as gerações atuais e nossos pósteros”.
Estrutura – O museu, que já abriu suas portas ao público nesta quarta, é pioneiro no segmento no Nordeste. O equipamento, que passa a ser administrado pelo Sesi, alia tradição e modernidade, uma característica da identidade da cidade.
A História de Campina Grande será contada a partir de textos históricos, depoimentos de personalidades que engrandeceram e continuam enaltecendo a Rainha da Borborema, com o auxílio da tecnologia que deverá tornar esta “viagem no tempo” um caminho agradável e instigante.
A estrutura interna do Museu conta com uma sala com tela de projeção de 9 metros, Mapa Digital, Vídeowall, Karaokê, Espaço Selfie, Espaço para exposições itinerantes, Óculos com filme em Realidade Virtual, Jogos Interativos, entre outros mecanismos.