Romero pede ao Governo Federal recursos para ações emergenciais e diz que RC discrimina Campina por “questões políticas mesquinhas”
O prefeito Romero Rodrigues, mal assentou a poeira das urnas, já voltou à ativa. E para tratar do grave problema hídrico que Campina Grande enfrenta com risco de um colapso em seu abastecimento a partir de abril, caso não ocorram chuvas para alimentar o Açude Boqueirão. Em Brasília, Romero tratou do assunto diretamente com o presidente em exercício, deputado Rodrigo Maia.
E também com o ministro Hélder Barbalho (Integração Nacional). Romero reivindicou ajuda federal para ações emergenciais, e apelou para que os recursos não passem pelo Governo do Estado, como vinha ocorrendo. Explicou que, “por questões políticas mesquinhas, o Governo do Estado não contempla Campina Grande com os recursos federais”.
É importante que os recursos sejam repassados diretamente do Governo Federal para o Município: “Campina Grande tem sido penalizada por este comportamento do Governo do Estado.” A curtíssimo prazo, Romero apoio do Governo Federal para liberação de recursos necessários à ampliação do abastecimento de água por carro pipa, principalmente a zona rural, além de dessalinizadores.
Solução alternativa – Enquanto a Transposição não é concluída, Romero propôs uma solução alternativa, com a criação estruturas similares e específicas e de menor porte para as duas grandes barragens no caminho das águas da transposição no Cariri, os açudes de Poções e Camalaú.
Na prática, a água do São Francisco será jogada no leito dos rios Paraíba e Taperoá e, ao chegar às duas barragens, seria desviada pelas adutoras de engate rápido diretamente para Boqueirão. Dos 4,2 metros cúbicos por segundos a serem disponibilizados, apenas 1,2 m³/seg já seria suficiente para suprir emergencialmente a cidade.
Seminário – Por sugestão do prefeito, o ministro também autorizou a realização de um seminário, nos próximos dias, em Campina, para a Integração Nacional expor de forma clara aos prefeitos, secretários, técnicos e à população em geral todas as informações sobre o problema, as soluções possíveis de viabilizar e as medidas necessárias para se enfrentar o problema hídrico.