Romero sobe, Veneziano cai, diferença vai a mais de 30% e tucano pode vencer já no 1º turno, diz pesquisa Correio/6Sigma
A campanha em Campina Grande caminha para ter um desfecho surpreendente, a julgar como verdadeiros os números da mais recente pesquisa Sistema Correio/6Sigma publicada nesta sexta (dia 30). Pelos números da amostragem, o candidato Romero Rodrigues (PSDB) ampliou sua vantagem na liderança, passando de 44,5% (na pesquisa do dia 15 de setembro), para 50,6%.
Já o candidato Veneziano, caiu de 20,4% (na anterior) para atuais 18,6%. Com isso, a diferença entre eles, pró Romero, vai a mais de 30%, o que assegura uma vitória já no primeiro turno. Ainda segundo o 6Sigma, o candidato Adriano Galdino (PSB) vem com 4,7% (era 5,5% na pesquisa anterior), Artur Bolinha (PPS) aparece com 4,8%, David Lobão (PSOL) tem 0,6% e Walter Brito (PEN), 0,2%.
A pesquisa aferiu ainda que o número dos que não votam em nenhum dos candidatos soma 2,6%, brancos e nulos vai a 7,5% (antes era 9,3%). E, finalmente, os eleitores que ainda não têm candidato somam 11,4% e os que não sabem, 0,3%.
O que surpreende nesse cenário mostrado pela pesquisa remete ao histórico de que Campina Grande sempre registrou eleições muito acirradas. E, desde que foi instituído o segundo turno, nenhuma das disputas anteriores se resolveu em primeiro turno. Imaginava-se um embate muito mais acirrado entre Romero e Veneziano, o que não se confirma, a julgar pelos números da pesquisa 6Sigma.
Rejeição – A pesquisa também levantou dados sobre a rejeição dos candidatos. Neste quesito, o candidato Veneziano lidera com 29,8%, seguindo por Romero Rodrigues (10,1%), Adriano Galdino (8,8%), Artur Bolinha (6,1%), David Lobão (5,6%) e Walter Brito (3,4%).
Votos válidos – Considerando apenas os votos válidos, a pesquisa apresenta o seguinte cenário: Romero lidera com 65,6%, seguido por Veneziano (com 23,7%), Adriano Galdino (6%), Artur Bolinha (4,6%), David Lobão (0,8%) e Walter Brito (0,3%).
Pesquisa – A pesquisa da 6Sigmaestá registrada no Tribunal Regional eleitoral sob o numero 03294/2016, tendo como contratante o Jornal Correio da Paraíba. A coleta dos dados foi realizada de 23 a 29 de setembro.