ROMPIMENTO NO PSB João recusa cabresto de ex-governador e desiste de ir à reunião nacional
Parece um caminho sem volta. Ainda que possa parecer plausível João Azevedo revelar que não irá à reunião nacional do PSB com o ex Ricardo Coutinho por falta de agenda, ou compromisso programados anteriormente, está claro que o governador está magoado com o golpe dado pelo ex-governador. João sabe que foi atropelado e saiu do episódio com seu prestígio seriamente arranhado.
Sobre o desfecho no PSB, com a intervenção e o posterior convite para ir a uma reunião em Brasília, Azevedo ponderou: “Não aceito a intervenção. Não aceito o presidente nacional dissolver o diretório e depois me ligar para ter uma conversa. Não cabe mais. A decisão já está tomada.”
Ou seja, a disputa pelo partido deixou de ser importante para João. Até por saber de suas poucas chances na refrega interna. Sabe que, se fosse à reunião, seria enquadrado pelo presidente Carlos Siqueira. Teria de usar cabresto. Sabe que só há duas alternativas: ou fica e se submete ao tacão de Ricardo Coutinho, inclusive quanto à condução de seu governo, ou deixa o partido e segue seu caminho, se realmente quer ser governador de fato.
Além do mais, o golpe no comando do PSB, da forma como ocorreu, deixa João na condição de vítima. Ficando no partido, enfraquece sobre as asas de Ricardo Coutinho, definha e se anula como liderança política, saindo, fica fortalecido como aconteceu, por exemplo, com Luciano Agra que, vitimizado, chegou inclusive a eleger Luciano Cartaxo, em 2012.
João disse ainda que não aceita qualquer boicote à sua gestão por parte de aliados de Ricardo Coutinho que ocupam cargos no Estado: “Inaceitável”.
Agenda – O governador revelou que, nesta terça (dia 20) tem compromissos em Brasília marcados com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Tófolli, e o senador de Sergipe que está cuidando da pauta federativa. Já na quarta-feira, Azevêdo deverá ir a Teresina participar de um Fórum sobre a infraestrutura no âmbito do Consórcio Nordeste