Roubo de cargas leva Correios suspenderem entrega de encomendas em alguns locais do Estado
O Blog recebeu informações de funcionários dos Correios e Telégrafos da Paraíba que, nos últimos dias, a direção da empresa teria determinado a suspensão de entrega de encomendas em pelo menos cinco bairros de Campina Grande, por conta da onda de assaltos aos seus veículos de entrega. “Vários veículos foram assaltados pelos bandidos, que levaram toda a carga de encomendas”, diz o funcionário.
Há algumas semanas, um caminhão da ECT “com vários contêiner de encomendas foi tomado de assalto por bandidos, entre Itabaiana e Itambé, e eles levaram toda a carga, um prejuízo estimado em cerca de R$ 1 milhão”. O caso estaria, inclusive, sob investigação da Polícia Federal, ainda segundo o funcionário: “Nós estamos trabalhando aterrorizados, porque em certos locais de entrega, podemos ser alvos.”
Os Correios têm, basicamente, dois tipos de encomendas: o Sedex (com vários tipos de horário de entrega) e o PAC (que é um tipo mais econômico). A prioridade tem sido para “a entrega das encomendas Sedex, porque está praticamente impossível cumprir todas as entregas com esse clima de violência, então tem local onde não conseguimos ir, por conta da insegurança, e quem perde são os usuários”.
O detalhe é que, recentemente, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que os Correios não respondem pelos danos decorrentes de roubo de carga por eles transportada.
Prisão – Há dez dias, em operação conjunta, as Polícias Militar e Civil de Pernambuco prenderam uma quadrilha especializada em roubo de cargas de encomendas dos Correios, com atuação na Paraíba. Os veículos com as encomendas foram encontrados dentro de um canavial, enquanto os bandidos foram presos em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife.
Conforme as investigações, os bandidos cruzavam a fronteira para assaltar na Paraíba, depois retornavam com a carga para Pernambuco.