RUMO A 2026 Cabo Gilberto e Queiroga firmam pacto com Efraim para formar base bolsonarista no Estado

Durante um recente encontro, supostamente casual, entre o deputado Cabo Gilberto, o ex-ministro Marcelo Queiroga (PL) e o senador Efraim Filho (União Filho), a conversa resvalou para as eleições de 2026. O caso parece sinalizar uma reorginação das forças de direita visando o pleito do próximo ano.

Na oportunidade, Cabo GIlberto chegou a convidar Efraim para se filiar ao PL, e formar uma base mais ampla de apoio a Bolsonaro na Paraíba. Efraim disse que não vai se definir sobre mudança de partido, até que o comando da federação com o Progressistas no Estado seja definido.

Efraim, como se sabe, trava, neste momento, uma queda-de-braço com o deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) pelo comando da federação. Se der Aguinaldo, o senador não teria como seguir na federação, porque certamente estaria impedido de ser candidato a governador.

Já o deputado Cabo GIlberto jura que “foi um encontro casual, não teve nada demais”. E admitiu: “Mas, claro, falamos sobre o cenário. Um pediu apoio para sua chapa, o outro pediu o apoio dele, e todos concordaram com uma coisa: o palanque para o presidente Bolsonaro está garantido aqui na Paraíba.”

Por fim, Cabo Gilberto revelou que, apesar das especulações, não houve ainda definição de nomes para a disputa ao Governo da Paraíba. Garantiu, contudo, que há articulações e que as conversas entre os partidos da direita devem se intensificar nos próximos meses.

Mas, pelo que ficou implícito, se Efraim assumir o comando da federação e emplacar sua candidatura ao Governo, terá o apoio do PL de Gilberto e Queiroga. Se, por outro lado, Aguinaldo assumir o comando da federação, o senador deve deixar o partido e seu destino pode ser o PL de Bolsonaro.

Também participaram do almoço o ex-senador Marcone Gadelha e seu filho, o ex-deputado Leo Gadelha (Podemos).