Ruy Carneiro surpreende ao admitir aliança com PMDB até no primeiro turno
Foi curiosa a declaração dada pelo deputado Ruy Carneiro, presidente estadual do PSDB, admitindo uma aproximação com o PMDB de Veneziano, se não no primeiro turno, mas, com certeza, no segundo turno. Segundo Ruy, há conversações entre lideranças dos dois partidos, para encontrar um ponto de convergência na disputa ao Governo do Estado.
Parece ser uma resposta a recentes declarações do governador Ricardo Coutinho, admitindo procurar o PMDB para tentar uma coligação já em primeiro turno. A iniciativa de Ricardo, no entanto, foi rechaçada por diversos setores do partido. O ex-governador Zé Maranhão chegou a afirmar que, no passado, já havia sido aliado de RC, mas “a experiência não foi boa”.
Não é de hoje que se especulam conversações entre tucanos e peemedebistas. Até onde o Blog pode apurar, houve dois encontros entre Cássio o e senador Vital Filho. Um antes e outro depois do Carnaval. Ainda que a proposta de formatar uma chapa única não tenha prosperado, a verdade é que há uma política de boa vizinhança entre as partes. Que poderá render frutos.
Há poucos, o próprio Cássio defendeu uma união das oposições para enfrentar o governador RC. Não disse em que termos isso poderia acontecer. A julgar pelas declarações de Ruy Carneiro, é possível que se Cássio mantiver a candidatura até o final (há dúvidas quanto à sua elegibilidade), os dois partidos estejam juntos num eventual segundo turno.
E na hipótese de Cássio não poder ser candidato, então haveria grande chance dos tucanos migrarem para a candidatura de Veneziano, já em primeiro turno.