SAI OU NÃO SAI… Republicanos especula duas vagas na chapa com permanência de João no Governo. E se não permanecer??
E se o governador João Azevedo (PSB) decidir não disputar o Senado em 2026? Esta uma indagação, meu caro Paiakan, que tem tramitado no bastidores do Republicanos de Hugo Motta e Adriano Galdino. Mas, já foi aventada, ainda que timidamente, na recente reunião da Granja Santana.
O Republicanos, aparentemente, se pauta por declarações do próprio João de que seu nome está colocado para disputar a senatória, nas eleições do próximo ano, mas que isto não é algo obrigatório. Ele poderia recuar para assegurar a unidade da sua base. Mas, aumenta seu cacife para indicar seu candidato a governador.
Com João candidato, a chapa terá apens três vagas para negociação com os demais partidos aliados: mais uma senatória, governador e vice. Neste cenário, três nomes estariam na pista, para a disputa ao Governo: o próprio Galdino, o vice Lucas Ribeiro e o prefeito Cícero Lucena, ambos do Progressistas.
Já a outra vaga ao Senado, estaria, em tese, entre o prefeito Nabor Wanderley (ou outro nome indicado por Hugo) e a senadora Daniella Ribeiro (PSD), se Lucas não disputar o Governo.
Se, no entanto, João decidir permanecer no Governo, muda o desenho, com a disponibilidade das quatro vagas. Neste caso, estariam no jogo para a disputar ao Governo o prefeito Cícero e o deputado Adriano Galdino. E, quem sabe, o secretário Deusdete Queiroga (PSB). Para o Senado, Daniella e um indicado do Republicanos.
Em todos os cenários, a definição da vice, que será a última, vai depender de como se dará o arranjo da composição, para contemplar o partido que não terá candidato ao Senado ou ao Governo. Ou, talvez, a segunda vaga pretendida pelo Republicanos. E asssim caminha a humanidade.