SALTO TRIPLO CARPADO… PL defenestra Cabo Gilberto e entrega comando a Queiroga em meio a adesão de Caio a João
De uma penada o PL de Wellington Roberto afastou o deputado Cabo Gilberto da presidência do partido, em João Pessoa, de outra, e sem perder tempo, seu filho, o deputado Caio Roberto, anunciou adesão ao governador João Azevedo. Foi de tirar o fôlego, meu caro Paiakan.
O afastamento do Cabo Gilberto teria o aval do ex-presidente Bolsonaro, segundo revelação do deputado e presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto. Seria uma ação contra a rebeldia de Cabo Gilberto, por não acatar a imposição da pré-candidatura do ex-ministro Marcelo Queiroga a prefeito de João Pessoa.
Ato contínuo, o partido entronou Marcelo Queiroga como presidente, na vaga de Gilberto. Queiroga tem, a partir de agora, as rédeas do partido, para pavimentar sua candidatura sem maiores resistências no arraial bolsonarista. Se isso for realmente possível.
Mais surpreendente, se é que se pode avaliar assim, foi a adesão a João Azevedo. Wellington, pelo menos em Brasília, assume uma meia embreagem de oposição ao governo Lula. Mas, pelo visto, na Paraíba, seguirá em sentido contrário, uma vez que João é o principal aliado do petista no Estado.
Poderá haver consequências? Talvez, meu caro Paiakan. É possível que o Cabo Gilberto, e também o deputado Wallber Virgolino e o radialista Nilvan Ferreira, deixem o partido, para ingresso em outra legenda que, pelos comentários de bastidores, deve ser o União Brasil do senador Efraim Filho, que muito se fortaleceria no Estado.
Com isso, o PL de Marcelo Queiroga vai depender apenas do eventual prestígio de Bolsonaro para a disputa de 2024. Com a inevitável cisão das forças conservadoras na Capital.