SALVOS PELO CORONAVÍRUS – STJ suspende atividades e adia julgamento do pedido da PGR para retorno de tornozelados à prisão
O coronavírus começa a ter efeitos na Calvário da Paraíba. Seguinte: o Superior Tribunal de Justiça decidiu suspender suas atividades, pelos próximos 15 dias, a partir desta segunda (dia 16), por conta do coronavírus. O detalhe é que estava pautado para a sessão de amanhã o pedido da Procuradoria-geral da República para que todos os integrantes da organização criminosa desbaratada pela Gaeco, e que, atualmente, usam tornozeleiras, voltem para a prisão.
O pedido foi protocolado pelo subprocurador da República Mário Bonsaglia, pedindo o retorno à prisão de Coriolano (irmão de Ricardo) Coutinho, Breno Dornelles Pahim Neto, Bruno Miguel Teixeira de Avelar Pereira Caldas, Denise Krummenauer Pahim, Gilberto Carneiro da Gama, José Arthur Viana Teixeira, Valdemar Ábila e Waldson Dias de Souza.
Como se sabe, todos eles foram soltos, após decisão da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que manteve liminar do ministro Napoleão Nunes Maia (STJ) favorável à soltura de Ricardo Coutinho, e foi estendida aos demais integrantes do esquema. A ministra Laurita, ao atender o pedido de soltura, decretou várias medidas cautelares e passaram a usar tornozeleiras, após determinação do desembargador Ricardo Vital.
O subprocurador pontuou em seu parecer….
Adiante, também fala na periculosidade de integrantes da organização criminosa que, soltos, poderiam intimidar e ameaçar testemunhas, além de destruir provas…