Saúde oferecida a Benjamim deve permanecer mesmo com Roseana
Em meio às negociações de setores do PMDB com o candidato Luciano Cartaxo, ficou praticamente selado que a Secretaria de Saúde seria dada ao deputado Benjamim Maranhão, caso ele seja eleito. Pela operação, Benjamim se licenciaria da Câmara Federal oferecendo a vaga para Armando Abílio permanecer deputado federal, e assim assegurar o apoio do PTB no segundo turno a Cartaxo.
Mas, lideranças do PMDB ouvidas pelo Blog, apesar de admitir conversações nesse sentido, afirmam que os entendimentos caminham noutra direção. A Secretaria seria oferecida a Benjamim, na hipótese dele conseguir fechar o apoio integral do partido. O que efetivamente não ocorreu, depois que o ex-candidato Zé Maranhão emitiu nota liberando a militância.
Além do mais, até onde o Blog pode apurar, a Secretaria de Saúde seria algo meio inegociável, em função do prestígio que a titular Roseana Meira tem junto ao prefeito Luciano Agra e, por tabela, também ao prefeitável Luciano Cartaxo. Roseana, como se sabe, tem sido uma das principais peças no tabuleiro dos girassóis pró Agra, desde o rompimento com o governador Ricardo Coutinho.
Assim, é improvável que o deputado Benjamim assuma a pasta de Saúde, como foi aventado. Deve, no entanto, integrar o “coletivo” de peemedebistas que, oportunamente, precisa se entender para indicar os dois cargos reservados ao grupo, após anúncio apoio a Cartaxo neste segundo turno.