SE ESTÁ INELEGÍVEL…Por que Ricardo Coutinho vem repetindo o bordão de ser candidato a senador em 2022?
É curioso, meu caro Paiakan, como ex-governador Ricardo Coutinho tem ocupado espaços de mídia, nos últimos dias, para insistir que será candidato a senador nas eleições do próximo ano, mesmo sabendo que está inelegível.
Ora, se até os pombinhos da praça dos Três Poderes sabem que Ricardo Coutinho está inelegível até novembro de 2022, como ele não saberia? Trata-se de uma decisão terminativa do Tribunal Superior Eleitoral.
Mas, por que então a insistência em se insinuar como candidato? Primeiro, talvez por uma questão de estratégia de sobrevivência. Trata-se de uma narrativa que, no mínimo, procurar criar uma dúvida entre as pessoas, sobretudo, as menos esclarecidas.
Depois, uma tática de tentar manter acesa a chama de seus aliados. Não muitos, é verdade, a julgar pelo resultado das eleições das eleições municipais do ano passado, quando terminou a disputa apenas em 6º lugar, correndo o risco de resvalar para o cesto da História.
Por fim, talvez queira fomentar uma expectativa em função do desfecho do caso do ex-presidente Lula. Lula, que estava fora do jogo e, de repente, ressurgiu graças ao malabarismo jurídico da decisão do ministro Edson Fachin, anulando suas condenações, por considerar a Justiça do Paraná incompetente para julgar seus (mal) feitos.
Tanto que vem tentando transferir as ações penais que responde, como resultado das investigações da Operação Calvário, para o âmbito da Justiça Eleitoral, onde sempre teve muita sorte. O que seja, um discurso similar: a Justiça Comum não seria competente para, igualmente, julgar seus (mal) feitos.
Ou seja, parece ser, meu caro Paiakan, uma estratégia para tentar se manter em cena, de alguma forma, e tentar fugir do ostracismo, imposto, primeiro em função da Operação Calvário, depois, mais recentemente, pelo recado das urnas das eleições municipais.
O que se comenta é que, na verdade, o ex-governador estaria apostando em se manter em evidência para, mais adiante, tentar emplacar como coordenador da campanha de Lula na Paraíba, nas eleições do próximo ano.