Secretaria não fornece medicamentos para diabetes “há mais de dois meses”. Pacientes acionam MP
Segue o problema de falta de medicamentos, especialmente para pessoas portadoras de diabetes, em João Pessoa. O Blog foi acionado por vários diabéticos, para reclamar que, “há mais de dois meses, a Secretaria de Saúde não vem mais fornecendo o medicamento, alegando problemas de licitação, quando sabemos que os recursos do Governo Federal são enviados”.
A situação chegou a tal ponto que o servidor federal Peter Karometseck chegou a acionar o Ministério Público, na Curadoria de Saúde, para obrigar a Secretaria fornecer o medicamento. Segundo ele, o remédio Humalog Mix 25 “simplesmente não vem mais sendo distribuído há mais de dois meses, deixando-nos em grandes dificuldades”.
Mesmo no Ministério Público, há dificuldades, segundo o servidor: “Eu protocolei um pedido desde 17 de abril, e até agora o Ministério Público não tomou qualquer atitude, para obrigar a Secretaria de Saúde nos fornecer o medicamento, e nós não podemos simplesmente esperar e nem temos condições de adquirir um medicamento tão caro”.
O medicamento custa em R$ 188 a R$ 244, dependendo do fornecedor. “sem tratamento ou com a suspensão dele, enfermidade se agrava a ponto de esses doentes, com a circulação afetada e lesões infeccionadas ou até necrosadas, terem de ser amputados nas emergências dos hospitais”, disse um médico ouvido pelo Blog.
A Secretaria de Saúde afirmou que está tendo problemas com fornecedores, o que justificaria a ausência do medicamento em suas farmácias.