Secretário confronta ranking nacional e jura que violência diminuiu na Paraíba
O Governo do Estado tem insistido, através de sua mídia oficial, que os índices de violência na Paraíba e especialmente em João Pessoa, foram reduzidos. Segundo o secretário Cláudio Lima (Segurança), a taxa de assassinatos por 100 mil habitantes na cidade de João Pessoa caiu de 81 no ano de 2011 para 43.7 em 2016
As “informações” do secretário de Segurança se confrontam frontalmente com rankings de violência publicados nacionalmente, que apontam exatamente o contrário. Ou seja, que a Paraíba segue como um dos Estados mais violentos do País e João Pessoa, como a 4ª cidade onde se registram mais homicídios por arama de fogo.
Conforme dados do Mapa da Violência por armas de fogo divulgados pela Globo News, em João Pessoa foram registrados, em 2016, 60,2 homicídios por grupo de 100 mil pessoas e superou São Paulo (10,2 mortes por 100 mil habitantes) e Rio de Janeiro (13,6 assassinatos), que se apresentam no imaginário do brasileiro como Estados violentos, na verdade foram largamente ultrapassados pela Paraíba, que vem em 4º no ranking.