SEGUE A CALVÁRIO Gilmar Mendes solicita informações urgentes ao TJ sobre pedido de soltura protocolado por Coriolano
O ministro Gilmar Mendes, relator da Operação Calvário junto ao Supremo Tribunal Federal, acaba de acionar o Tribunal de Justiça da Paraíba, para solicitar informações sobre processo que envolve Coriolano Coutinho.
No mesmo despacho, o ministro notifica também a ministra Laurita Vaz, relatora da Calvário no Superior Tribunal de Justiça e que, em decisão recente, negou pedido idêntico apresentado pelos advogados de Coriolano.
Coriolano, como se sabe, está preso, desde dezembro do ano passado, após violar o uso de sua tornozeleira eletrônica, e vem tentando converter a prisão em recolhimento domiciliar.
Até onde se poder apurar, Coriolano, através de seus advogados, deseja receber o benefício que antes foi estendido por Gilmar Mendes a seu irmão, Ricardo Coutinho.
Como se sabe, o ex-governador, não usa tornozeleiras, como os demais integrantes da organização criminosa desbaratada pelo Gaeco na Calvário, por decisão de Gilmar.
Calvário – O ex-governador Ricardo Coutinho, como se sabe, foi preso durante a Operação Calvário 7 (Juízo Final), apontado como cabeça de uma organização criminosa apontada pelo Gaeco de ter desviado pelo menos R$ 134,2 milhões, através de organizações sociais.
Seu irmão Coriolano é citado, em várias das ações penais remanescentes da Calvário, como o número 2 na organização criminosa, de acordo com a força-tarefa. Também é apontado como muito influente nos escalões das polícias da Paraíba, e muitas testemunhas da Calvário revelaram receio de serem retaliadas por ele.
DESPACHO DE GILMAR MENDES…