O Governo Lula mantém um nível elevado de reprovaçção, mesmo após movimentação do presidente no embate contra Trump, por conta do tarifaço. Pelo menos é que o diz a mais recente pesquisa Datafolha. O levantamento, contudo, traz que Lula venceria Bolsonaro num eventual 2° turno na disputa pela Presidência.
Avaliação – Segundo o Datafolha, desde o levantamento realizado em julho, o nível daqueles que consideram a atuação do governo como “ruim” ou “péssima” é a mesma: 40%. Enquanto isso, o nível de aprovação segue de 29%, (ante 28% em julho) entre os que classificam como “bom” ou “ótimo” o desempenho de sua gestão.
A pesquisa foi realizada em meio a crise do Brasil com os Estados Unidos, que teve início quando Donald Trump decidiu anunciar taxas de 50% sobre produtos importados do Brasil e ainda criticar o processo judicial enfrentado pelo ex-presidente Bolsonaro, na Suprema Corte.
Disputa – Lula (com 39% da intenção de votos), no entanto, lidera de forma isolada em todas as simulações de cenários de intenções de voto no 1º turno das eleições 2026, e, no segundo, descolou-se, no limite da margem de erro, de Bolsonaro (33%), que está inelegível até 2030.
Num cenário de 2º turno, Lula teria 47% contra 43% atribuídos a Bolsonaro. No capítulo rejeição, Lula tem 47%, contra 44% de Bolsonaro. Detalhe é que, neste quesito de rejeição, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem apenas 17%.
Metodologia -O levantamento do Datafolha que ouviu 2.004 eleitores entre os dias 29 e 30 de julho, em 120 cidades do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.