SEGUNDO NO NORDESTE Ranking da CGU e Secretaria do Tesouro coloca Paraíba entre primeiros Estados no ranking da transparência
Ranking da Transparência realizado pela CGU (Controladoria Geral da União) e a Secretaria do Tesouro Nacional aponta a Paraíba entre as primeiras colocações no País.
De acordo com o estudo, Ceará, Espírito Santo e Minas Gerais lideram, com nota 10, segundo por Paraná (9,6), Mato Grosso do Sul, Amapá e Paraíba (9,83), o que coloca o Estado como o segundo no Nordeste.
A nota leva em consideração dados como verificação da publicação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos e acompanhamento de obras públicas.
A Paraíba também alcançou a segunda colocação regional e o sexto lugar nacional no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, o que, segundo a STN.
Reflete ainda a qualidade da informação contábil e fiscal e tem o objetivo de avaliar a consistência da informação publicada pelos estados e municípios no Sinconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público) e estimular a melhoria da qualidade dos dados aos diversos usuários e que também disponibiliza para acesso público.
(mais em https://bit.ly/3oGSr3m)
Covid – O estudo registrou que a Paraíba recebeu a avaliação ótima no combate à Covid-19 no ranking da organização Transparência Internacional Brasil que avaliou como os portais de transparência dos 26 estados, Distrito Federal, das capitais e do governo federal trouxeram informações sobre contratações emergenciais, doações e medidas de estímulo econômico e proteção social durante a pandemia.
Rating – O equilíbrio fiscal e financeiro associado à transparência pública rendeu à Paraíba a nota máxima na avaliação da sua capacidade de pagamento junto à STN, passando a ter rating A.
Único estado do Nordeste com a nota A, obtida por apenas cinco Estados do país, a certificação permite ao governo a contratação de financiamentos no limite máximo autorizado pela STN e também habilita a realização de operações de crédito com o aval da União.
Além de pontuar com a maior nota no rating de governo, a Paraíba também se destacou na avaliação de mercado ao obter o rating AA+ na análise da Standard & Poor’s Financial Services (S&P Global Ratings), umas das maiores agências de classificação de risco do mundo, que atestou a eficiência do estado no enfrentamento das pressões dos gastos impostos pela pandemia da Covid-19, bem como a capacidade de endividamento e o superávit operacional.