SEGURANÇA João Pessoa ganha central de monitoramento para vigilância remota de prédios públicos
O objetivo é aumentar a segurança em prédios públicos. Na manhã desta sexta (11/08), o prefeito Cícero Lucena anunciou Centro de Monitoramento, um sistema moderno e inteligente, capaz de gerenciar 24 horas por dia os prédios municipais.
O sistema já inicia a operação no controle de 100 imóveis, entre escolas e unidades de saúde, por meio de câmaras e sensores. “O Centro é fruto de um planejamento de um ano, não surgiu diante de um evento de violência no nosso patrimônio”, lembrou Cícero.
Trata-se de um equipamento preventivo, para garantir a segurança nas nossas unidades de saúde, escolas, que já contam com reconhecimento facial, disse o prefeito: “É um projeto que cuida das pessoas, nosso maior patrimônio. Vamos seguir avançando, com a parceria do Governo do Estado, consolidando João Pessoa como uma das principais cidades do País em qualidade de vida e segurança.”
Operacionalização – O Centro conta com mais de cinco mil câmeras de alta resolução e inteligência artificial, que reconhecem situações de perigo e que ficam interligadas à central de monitoramento localizada na base da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.
As imagens e alarmes vão possibilitar, por exemplo, o deslocamento imediato de equipes de policiamento preventivo no caso de uma ocorrência. O sistema ainda contará com o botão de pânico, instalado nos prédios monitorados, além de painéis de alarme de intrusão e mais de 6 mil sensores de intrusão sem fio.