SEM BLOCO NA RUA… Decreto proibindo desfiles gera celeuma em Campina, Defensoria reage e governo diz que PM dará segurança
Mais uma polêmica em Campina Grande. Começou com um decreto do prefeito Bruno Cunha Lima, proibindo o desfile de blocos carnavalescos em diversos locais entre os dias 8 e 13 de fevereiro, durante a realização do chamado “Carnaval da Paz”, um tradicional evento religioso promovido na cidade.
Houve intensa reação dos representantes dos blocos. Na tarde desta terça (16/01), o governo do Estado emitiu nota, em nome do Comando da PM, assegurando que está preparado para dar segurança à população, independente de ser evento religioso ou carnavalesco.
Decreto – O prefeito alega que o decreto é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado pelo município com o Ministério Público da Paraíba, elegendo os pontos centrais da cidade que vão ser destinados para realização exclusiva de eventos ecumênicos relacionados ao “Carnaval da Paz”.
Fica também vedado o desfile de blocos carnavalescos nas proximidades de shoppings, hospitais, clínicas, Batalhões de Polícia, Corpo de Bombeiros Militar, Centrais de Polícia, Delegacias de Polícia, terminais rodoviários, aeroporto, Batalhões do Exército e do Complexo Judiciário.
A realização de festejos deve ocorrer apenas em clubes, áreas e ambientes privados, respeitando-se os critérios de cuidado e segurança necessários. A intenção seria evitar que dois grandes eventos tradicionais colidam, tendo a programação diversificada e atendendo o interesse publico de ambos os lados.
Defensoria – A Defensoria Pública do Estado da Paraíba emitiu uma ação civil pública contra o decreto emitido pela prefeitura de Campina Grande. Segundo a Defensoria, o decreto é inconstitucional.
O Comando da Polícia Militar da Paraíba informa que a corporação está pronta e preparada para garantir a realização de todo e qualquer evento que ocorra durante o Carnaval na cidade de Campina Grande e em qualquer parte do Estado, seja ele religioso ou carnavalesco.
Com o histórico de sempre promover segurança em centenas de eventos em período de carnaval, a Polícia Militar destaca que não tem nenhuma relação com decisões que proíbem blocos de carnaval em determinados pontos de cidade de Campina Grande, estando absolutamente pronta para atender aos cidadãos e turistas com os serviços de segurança.