
A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) deflagraram, nesta quinta-feira (13/11), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
A ação cumpre ordens judiciais em 14 estados e no Distrito Federal, incluindo a Paraíba, onde houve cumprimento de mandado na cidade de Sapé.
Segundo a PF, os investigados podem responder por inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de ocultação e dilapidação patrimonial.
Ao todo, foram executados 63 mandados de busca e apreensão, 10 de prisão preventiva e outras medidas cautelares.
Durante a Operação, o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Ele foi demitido do cargo em abril, após ser afastado da função quando o escândalo de fraudes ao órgão se tornou público.
A CGU orienta que denúncias e informações sobre o caso podem ser encaminhadas, inclusive de forma anônima, pela plataforma Fala.BR, selecionando as opções “Operações CGU” e informando o nome da operação e o estado correspondente.
redação