SEM MOTIVO APARENTE Ministro da Educação demite ex-diretor da UFCG de presidência da Capes
O professor aposentado Benedito Guimarães Aguiar Neto, ex-diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG, foi nomeado em janeiro de 2020, pelo então ministro Abraham Weintraub, para a presidência da Capes. Pois, Benedito acaba de ser exonerado pelo ministro Milton Ribeiro (Mec).
De acordo com a Folha de São Paulo, a demissão ainda não foi oficializada no Diário Oficial da União, mas foi confirmada pelo próprio Benedito. Ele foi avisado da demissão na sexta (dia 9), pessoalmente, e disse ter sido pego de surpresa.
“O que eu tenho para dizer, com toda sinceridade, é que eu não sei o motivo. Só me comunicou que eu ia ser exonerado, mas não me apresentou motivo. É um ato de gestão do ministro, sem me dar as explicações. Eu perguntei, ele disse que era uma decisão política. Foi a única coisa que me adiantou”, disse o professor.
Segundo ainda o jornal, Apesar de ambos serem presbiterianos, Milton Ribeiro e Benedito não tinham uma boa relação. Ribeiro via o presidente da Capes como uma ameaça a sua posição -os dois atuaram no Mackenzie. (mais em https://bit.ly/3wNSSeP)
Capes – A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), um dos principais órgãos do Mec, é responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), e investe na formação de recursos humanos de alto nível no País e exterior.
Também atua na formação de professores da educação básica e promove cooperação científica internacional por meio de concessão de bolsas e fomentos à pesquisa, de avaliação e acesso, e divulgação da produção científica.
Currículo – Benedito Guimarães Aguiar Neto é graduado (1977) e mestre em Engenharia Elétrica (1982) pela Universidade Federal da Paraíba, doutor na área pela Technische Universität Berlin, na Alemanha (1987), e pós-doutor pela University of Washington, nos EUA (2008). Em janeiro de 2013 foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pelo Gordon College, USA.