SEM PAPAS NA LÍNGUA Hugo diz que Lula “tem vacilado” na economia, provocado instabilidade e só fala a “bolha que o faz errar”
O deputado-presidente Hugo Motta (Republicanos) deu algumas declarações ao jornal O Globo, nesta sexta-feira (07/02), que incomodaram, ainda que de leve, o entorno do presidente Lula. Também alertou que adiante Lula ficar se reportando a Bolsonaro, quando fala, de acordo com o deputado, para “a própria bolha”.
Segundo Hugo, “do ponto de vista econômico, o Governo (Lula) tem vacilado e deixado de tomar decisões necessárias. Isso tem trazido instabilidade”, apesar de reconhecer alguns bons programas como o Minha Casa, Minha Vida e até o Pé de Meia, que está na mira do Tribunal de Contas da União.
“Não podemos, em um país complexo como o Brasil, ficar refém de posicionamentos ideológicos. Quem mais precisa quer resultado. O Governo (Lula) precisa entender isso. Não adianta Lula fazer o que Bolsonaro fez e ficar o tempo todo falando para uma bolha que o faz errar”, pontuou.
Outro ponto que, aparentemente, incomodou o Governo, foram suas declações sobre o sigilo de 100 anos decretado por Lula sobre gastos no Planalto, dele e de Janja: “A transparência não pode ser relativa. Não podemos ter o Executivo com sigilo de 100 anos”.
Até subiu o tom, aparentemente para revelar o espírito reinante no Congresso: “Não vamos admitir que seja exigido apenas para nós (deputados), porque denota que estamos abaixo dos demais Poderes. Não estamos. O STF, grande bastião e defensor da democracia, não ficará contra o Judiciário ser mais transparente…”
Hugo não furtou de falar do projeto de anistia, que tramita na Casa, e revelou que, na conversa com Bolsonaro sobre o tema, o ex-presidente teria pedido para “não prejudicar a pauta”, e que votação do projeto deva se dar, em caso de um acordo no colégio de líderes e se “houver ambiente na Casa”.