SEMANA DE MAIS PERDAS Morre em São Paulo o empresário José Carlos vítima da Covid
Mais uma semana de perdas. Dentre tantos outros que se foram, primeiro foi o professor Luiz Júnior. Agora, o empresário e ex-governador José Carlos da Silva Júnior. Fica a impressão que a Covid, trazendo tantos óbitos, está vencendo a guerra contra a vida.
Eu que já perdi um irmão e uma tia-madrinha, senti a dor dessas perdas e imagino o que todos aqueles parentes e amigos mais próximos devem estar passando neste momento. Não tem conforto, não tem consolo, apenas o vazio que fica e essa sensação de impotência frente a um inimigo invisível, sorrateiro, traiçoeiro.
José Carlos, que era viúvo, faleceu no hospital Sírio-Libanês de São Paulo, vítima de uma parada cardiorrespiratória em consequência da Covid, e deixa três filhos: Eduardo Carlos, Ricardo Carlos e Eliane Freire.
Histórico – José Carlos era um dos símbolos da Campina Grande pujante. Formado em Contabilidade, construiu a vida profissional como empresário nos segmentos de alimentos, comunicação e automotivo. Foi vice-governador (no período de Wilson Braga) e, depois, assumiu o governo. Na sequência, chegou a assumir o Senado em várias oportunidade, na condição de suplente do então senador Ronaldo Cunha Lima.
José Carlos iniciou sua militância empresarial com, José Carlos da Silva, numa pequena torrefação de café que daria início ao São Braz. A pequena empresa cresceu e se consolidou. Em, 1938 comprou a marca que pertencia a um concorrente, o Café São Braz, nome que mais tarde passaria a ser a razão social do grupo.
Hoje, a São Braz, é uma das maiores indústrias de torrefação de café do País e está presente em todos os Estados do Nordeste, além do interior de São Paulo.