Senador convoca ministro Aguinaldo para esclarecer escândalo do Jampa Digital
O senador tucano Álvaro Dias (PR) protocolou, na tarde dessa segunda (dia 26), uma convocação aos ministros Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e Marco Antônio Raupp (Ciência e Tecnologia) para irem ao Congresso se explicar sobre o escândalo do Jampa Digital.
Segundo a assessoria do senador, os ministros precisam esclarecer, em audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle da casa, sobre a denúncia do Fantástico, no último domingo, que envolve suspeita de superfaturamento e pagamento de propinas pela empresa Ideia Sistemas.
O tucano estranhou que, mesmo com todo o investimento público (os valores são incertos), o projeto, que prometia Internet sem fio gratuita, não funciona, conforme a reportagem do Fantástico. Dias entende que a denúncia não pode deixar de ser investigada pelo Senado.
“Isso é lamentável porque o governo, apesar de todos os mecanismos que dispõe para avaliar o currículo dos indicados, continua de olhos vendados para nomear ministros”, criticou Álvaro, lembrando que Aguinaldo Ribeiro era secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura, no tempo da implantação do projeto. Não há uma data definida para o depoimento dos ministros.
Quanto à convocação do ministro Raupp, Dias argumenta que, apesar dele não ter qualquer envolvimento com a denúncia, é o atual ministro da pasta de Ciência e Tecnologia e pode prestar esclarecimentos sobre o financiamento de projetos de Internet gratuita pelo Governo Dilma.
Aguinaldo alega que já pediu uma investigação rigorosa da denúncia, e informa que, ao chegar à Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, o projeto já havia sido licitado. Segundo ainda Aguinaldo, os pagamentos teriam sido realizados pela Secretaria de Administração, à época titulada pelo atual procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro.