Servidores paralisam nesta 4ª contra política do Governo RC para o funcionalismo
Os servidores estaduais promovem, nesta quarta (dia 4), paralisação geral de várias categorias. Segundo o Fórum dos Servidores, está programada ainda uma mobilização no Centro Administrativo do Estado, com o objetivo de “alertar a população para a situação de precarização do serviço público, em decorrente da política do governador Ricardo Coutinho com o funcionalismo”.
Conforme documento aprovado, recentemente, no Congresso dos Servidores, o governador RC tem se recusado a receber representantes das categorias, para discutir uma política para o funcionalismo e melhores condições no serviço público. Conforme o Fórum, o Governo “cortou os planos de cargos de várias categorias e trata os servidores de forma ditatorial”.
Ainda de acordo com o Fórum, há um quadro preocupante em vários setores da administração estadual, com o risco de um colapso de atendimento, sobretudo áreas essenciais como saúde, educação e segurança pública, “que nos últimos três anos passam por um processo de grande deterioração, em razão do descaso e inoperância do Governo que não prioriza investimentos para o funcionamento satisfatório”
O movimento pode ser o primeiro de uma série, conforme admitem algumas categorias. “Se o governador insistir na sua intransigência no trato com o funcionalismo, e não adotar medidas administrativas para dotar o serviço público de melhor atender à população, os servidores podem voltar às ruas novamente, e não se descarta uma paralisação mais ampla”.