Servidores realizam protesto em frente ao Palácio contra aumento de 1%
Representantes dos técnicos administrativos do Estado realizaram, nesta quarta-feira (dia 28), uma manifestação em frente ao Palácio da Redenção, para protestar contra a discriminação da categoria por parte do governador Ricardo Coutinho, que concedeu para eles apenas 1% de reajuste salarial. Durante a manifestação, eles entregaram documento ao Governo solicitando para serem ouvidos.
Em nota distribuída à Imprensa e nas redes sociais, eles pontuam: “O salário dos técnicos administrativos de nível médio na Paraíba, que, ao ingressarem no serviço público em 2012, era de 15% acima do salário mínimo, está sendo ano após ano degradado e no corrente ano foi equiparado ao mínimo… em um momento em que a valorização dos profissionais de educação está sendo discutida nacional”.
Os manifestantes não chegaram a falar em paralisação da categoria, mas admitem que, se o Governo do Estado mantiver a postura de esmagamento salarial, eles não teriam outra alternativa: “Estes desempenham um papel fundamental junto às escolas da rede estadual de educação, dando apoio na gestão escolar e contribuindo com o desenvolvimento da educação no estado, desvalorizar tal servidor é dar um passo atrás.”
Confira a nota na íntegra:
“Os Servidores da Educação paraibana, em especial os Técnicos Administrativos, profissionais extremamente importantes no desenvolvimento da educação no estado estão sofrendo com perdas anuais em seus vencimentos. O salário dos Técnicos Administrativos de nível médio na Paraíba, que ao ingressarem no serviço público em 2012 era 15% acima do mínimo, está sendo ano após ano degradado e no corrente ano foi equiparado ao mínimo.
A “categoria” está sendo estagnada e muitos concursados estão solicitando exoneração devido as perdas salariais, aos frequentes desvios de função e a falta de perspectiva de crescimento na carreira. É um contrassenso tamanha desvalorização dos servidores da educação sendo vergonhoso o reajuste concedido pelo Governo da Paraíba de 1% de aumento para os Técnicos Administrativos em um momento em que a valorização dos profissionais da educação está sendo discutida nacionalmente.
Já que estes desempenham um papel fundamental junto às escolas da rede estadual de educação, dando apoio na gestão escolar e contribuindo com o desenvolvimento da educação no estado, desvalorizar tal servidor é dar um passo atrás, já que realizar um concurso público para provimento dessas vagas é uma medida assertiva, fazendo ingressar pessoas extremamente qualificadas que chegam a possuir em muitos casos títulos de graduação e até pós-graduação, podendo muito contribuir para o crescimento e desenvolvimento de uma educação de qualidade na Paraíba.”