SIMPATIA JUNINA – PT de Macedo se aproxima do PDT de Lígia e acende fogueira de alerta no PSB de Azevedo
Os primeiros momentos da maratona eleitoral deste ano mostram que muita água ainda vai passar por baixo da ponte. Quem, por exemplo, esperava essa reação do PT, aliado do governador Ricardo Coutinho, à composição com o PSB, por causa da inclusão do deputado Veneziano e do Dem de Efraim Morais na chapa de João Azevedo?
E ainda mais: quem imaginava que o PT se rebelaria a ponto de abrir entendimentos para compor a chapa da pré-candidata Lígia Feliciano? Mas, é o que, de forma surpreendente, vem ocorrendo. A direção do PT admitiu entendimentos para compor com a vice-governador, pautado no discurso de que seu partido, o PDT, votou contra o impeachment de Dilma e um aliado petista fiel.
O PT pode até não ter todo esse cacife eleitoral na Paraíba, mas, ainda que tenha um tamanho modesto no Estado, sua retirada da aliança com o PSB, desidrata a pré-candidatura de João Azevedo, à medida, inclusive, que subtrai de sua campanha uma militância aguerrida. Para um candidato que enfrenta problemas com as pesquisas, certamente não é uma boa notícia.
Por outro lado, a pré-candidatura de Lígia termina ganhando um inesperado reforço, que poderá ser a diferença entre consolidar ou não seu projeto de disputar o Governo do Estado. Resumo da ópera: a simpatia junina entre o PDT de Lígia Feliciano e o PT de Jackson Macedo pode criar uma opção realmente competitiva e acende uma fogueirinha de alerta no arraial do PSB.