SINAL FECHADO Maioria dos petistas contesta retorno de Ricardo Coutinho ao PT: “Ele é desagregador”
Uma reunião convocada pela direção estadual do PT revelou a fotografia do partido, em relação à tentativa do ex-governador Ricardo Coutinho de retornar ao partido, de onde foi praticamente enxotado em 2010, após embate com Luiz Couto. Várias alas do partido participaram da reunião.
Durante o encontro, a maioria dos militantes presentes, na reunião deste sábado (dia 310, posicionou-se contra a operação de retorno do ex-governador. De acordo com relato do deputado Frei Anastácio, há uma resistência consistente contra sua filiação.
Anastácio lembrou recente imposição da direção nacional para implodir a candidatura do deputado Anísio Maia, na disputa pela prefeitura de João Pessoa, a pedido de Ricardo Coutinho: “Ele não respeita as instâncias, sua prática, como sabemos, é de autoritarismo, nunca de conciliação. Ele é desagregador.”
Segundo os deputados Frei Anastácio e Anísio, a tendência majoritária do partido é contra a filiação e a manutenção da aliança com o governador João Azevedo: “Nossa posição vista o fortalecimento da campanha de Lula na Paraíba, com as forças progressistas e o ingresso dele (Ricardo Coutinho) mais atrapalha do que ajuda.”
“Queremos construir pautas democráticas, com as forças progressistas do Estado, sem interferências autoritárias”, pontuaram ainda. E, por fim, a deliberação foi que, se houver a tentativa de Ricardo Coutinho ingressar no partido, haverá uma reação unificada e “contrária à filiação”, reformou Anastácio.
Presentes as seguintes alas: Coletivo Reviravolta, Articulação de Esquerda, Militância Socialista, Avante e PT pela Base.