Sindicalista lamenta que em vez de nomear concursados o governador contrata “quase 10 mil codificados”
O sindicalista Nataluan Carvalho, presidente do Sinditec (Sindicato dos Técnicos Administrativos) lamentou que o governador Ricardo Coutinho, em vez de nomear os técnicos administrativos concursados, prefira nomear “quase 10 mil codificados no Estado, servidores que não possuem vínculo nenhum com o Estado”.
Há poucos dias, o conselheiro Nominando Diniz, do Tribunal de Contas do Estado, deu prazo de 180 dias para o Governo regularizar a situação dos codificados, aqueles que recebem apenas com a apresentação do CPF na boca do caixa de banco. “É lamentável termos que acionar a justiça para tentar reverter essa situação dos técnicos administrativos do Estado”, disse Nataluan.
O presidente do Sinditec também lamentou “não existir uma política de valorização direcionada aos servidores públicos estaduais, onde são os verdadeiros servidores públicos, pois servidor público é aquele aprovado mediante concurso público, de acordo com o art. 37 II.” Segundo ele, há praticamente 10 mil concursados a espera de nomeação, e o governador prefere nomear os codificados.
E arrematou: “Se tem concursado na lista de espera, eles que deveriam ser convocados. Se há uma exoneração no Estado de um técnico administrativo, automaticamente abre-se vacância daquele cargo, então aquele cargo deveria ser preenchido por outro técnico administrativo, mas isso na prática não está ocorrendo.”