Supremo julga redução de bancadas dia 11 e a Paraíba poderá sair no prejuízo

Próximo dia 11 o Supremo Tribunal Federal deverá iniciar o julgamento de uma matéria polêmica: a redução do número de deputados federais que atinge a Paraíba e outros Estados. Há muita confusão em torno do assunto. Muita gente, que rejeita políticos, imagina que a decisão é boa, porque irá reduzir os custos com os deputados federais e, claro, também estaduais. Mas, há um grande equívoco. Na verdade, o que irá ocorrer pura e simplesmente será a transferência de recursos da Paraíba para outros Estados, que terão aumento de bancadas. A Câmara Federal manterá seus 513 deputados, que apenas migrarão de região. Então não haverá redução de gastos, mas apenas transferências para Estados como Minas Gerais por exemplo.

Supremo Tribunal

Próximo dia 11 o Supremo Tribunal Federal deverá iniciar o julgamento de uma matéria polêmica: a redução do número de deputados federais que atinge a Paraíba e outros Estados. Há muita confusão em torno do assunto. Muita gente, que rejeita políticos, imagina que a decisão é boa, porque irá reduzir os custos com os deputados federais  e, claro, também estaduais.

Mas, há um grande equívoco. Na verdade, o que irá ocorrer pura e simplesmente será a transferência de recursos da Paraíba para outros Estados, que terão aumento de bancadas. A Câmara Federal manterá seus 513 deputados, que apenas migrarão de região. Então não haverá redução de gastos, mas apenas transferências para Estados como Minas Gerais por exemplo.

E a Paraíba (mais Alagoas e Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e Piauí) perderá, não apenas dois deputados federais, mas também as emendas parlamentares a ainda tem quem direito no Orçamento Geral da União. Ou seja, o Estado ficará desfalcado de dois doze avos dos recursos que viriam através das emendas de parlamentar.

Também perderá poder de fogo. Dois deputados federais a menos são dois votos a menos na Câmara. O Estado ficará menor no embate com outros Estados. Então, a redução de bancada tornará a Paraíba ainda menor no contexto nacional. Ainda que o assunto cause certa repugnância, não é justo defender que o Estado “perca” dois deputados. A perda será muito maior doo que apenas dois parlamentares.

O mesmo se dá em relação aos deputados estaduais. O Estado ficará com seis a menos, mas o orçamento será o mesmo. Na prática, os 30 que ficarem, caso haja mesmo a redução, irão dividir o mesmo bolo com menos, o que dará uma fatia maior para cada um deles. Então, nada muda. Mas, algumas regiões do Estado deixarão de ter representantes. O que será uma perda.