SURGIU NA PARAÍBA Mídia nacional alerta que a Okaida também começa a aterrorizar Pernambuco e Ceará
A organização criminosa Okaida, que surgiu na Paraíba, estendeu seus tentáculos para Pernambuco e Ceará, e se tornou uma das mais temidas do Nordeste. É o que traz reportagem do portal Metrópoles, ao noticiar sobre a recente Operação Maré Alta, na região metropolitana de Recife.
Diz o Metrópoles: “De acordo com a instituição (Polícia Civil de Pernambuco), a Nova Okaida é a maior facção criminosa da Paraíba “É resultado de dissidências das antigas Facções Okaida e Okaida RB, e comanda o tráfico de drogas em todo o estado”, define a Civil.”
Historia ainda: “A quadrilha cresceu em paralelo com sua maior rival, a facção Estados Unidos, criada, também, em meados dos anos 2000. No começo da década, a Nova Okaida dominava bairros de João Pessoa como a Ilha do Bispo, São José e Alto do Mateus. Já os membros dos Estados Unidos estavam presentes nas regiões de Mandacaru, Bola da Rede e Novais.”
Okaida – Na reportagem, o Metrópoles lembra que a facção escolheu seu nome como referência à organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda. “Apesar da inspiração, a facção brasileira não tem nenhum aspecto religioso”, diz a reportagem.