
Após as juras de amor trocadas com o presidente Lula, em recente jantar na Granja do Torto, o deputado Hugo Motta (Republicanos) abriu fogo contra seus ministros. Motta aproveitou a reunião de líderes dessa segunda-feira (09/02) para reclamar das críticas de ministros de Lula após a Casa aprovar penduricalhos aos servidores do Legislativo.
O relato é de parlamentares presentes à reunião, segundo o Metropoles. Motta se dirigiu ao atual líder do Governo na Casa, deputado José Guimarães (PT-CE), para demonstrar irritação com a reação de ministros de Lula à aprovação do penduricalho.
E fez uma advertência ao deputado cearense: disse que “apanhou muito” ao longo de 2025 e avisou que “as coisas serão diferentes em 2026”. O presidente da Câmara ressaltou que aprovou todas as pautas prioritárias para o Governo no ano passado, e mesmo assim, tem sido alvo de críticas, que considera injustas.
A crítica veio em cima de um reajuste de 8% aprovado pela Câmara para servidores da Casa e que abriu exceções para permitir que os vencimentos de alguns deles ultrapassem o teto constitucional em situações específicas. Segundo Motta, apenas 72 servidores serão beneficiados, “5% dos 1,7 mil cargos de natureza especial”
E verbalizou ainda para Guimarães: “Importante deixar claro que o Senado e o TCU já fazem isso para seus funcionários. O TCU, por exemplo, tem isso para todas as funções, o que dá mais de 900 servidores”, disse Motta, adiantando que não viu críticas de ministros do Governo contra o Senado e o TCU.