TCE aprova contas de Veneziano e desagrada governador
A informação que circulou, nesta quarta-feira (dia 28), na Assembleia, dada por alguns deputados, de que o governador Ricardo Coutinho recebeu com irritação a aprovação das contas do prefeito Veneziano, não são de causar surpresa. Surpreendente seria se ele comemorasse.
Reação semelhante sua excelência teve, quando o Cabeludo foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral no processo (do Caso Maranata) que pedia sua cassação. Claro que o governador gostaria de ver o prefeito fora do seu caminho, para facilitar sua vida em 2014.
O TCE já havia aprovado antes, e sem ressalvas, as contas do prefeito Veneziano relativas ao exercício de 2010, como antes já fizera em relação as contas de 2005 a 2009. Com isto, ficam apenas as contabilidades de 2011 e 2012 para completar o ciclo de seus dois mandatos.
Como se sabe, a simples desaprovação das contas pelo TCE não enseja inelegibilidade. O entendimento é que a Corte é apenas um órgão consultivo da Assembleia. O que realmente causa inelegibilidades é a desaprovação de contas pela Assembleia ou câmaras municipais.
O prefeito Veneziano, como se sabe, após ser lançado pelo PMDB candidato ao Governo do Estado em 2014, tornou-se o principal obstáculo do governador Ricardo Coutinho, em seus planos de disputar a reeleição. Especialmente após declarações do ministro Arnaldo Versiani (TSE), indicando que o senador Cássio Cunha Lima está alcançado pela Lei da Ficha Limpa e não poderá ser candidato em 2014.