TCE aprova contas e dá aval pro TRE absolver o governador na AIJE do Empreender que pede sua cassação
O governador Ricardo Coutinho teve duas notícias de seu particular interesse nas últimas horas. Na primeira, motivo de preocupação, após o Ministério Público Eleitoral apontar conduta vedada e recomendar sua condenação na chamada AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) de Pessoal. Mas, teve uma segundo notícia pra comemorar, e veio do Tribunal de Contas do Estado.
A Corte aprovou, na sessão desta quarte (dia 8), e por unanimidade, as contas do Empreender PB, na gestão do atual secretário Tárcio Handel (Planejamento). Como se sabe, Tárcio permaneceu à frente do Empreender entre 2012 e 2104, no ano da eleição. Com a aprovação das contas, o TCE dá um aval importante para o Tribunal Regional Eleitoral absolver o governador na AIJE do Empreender.
Caso Empreender – A AIJE do Empreender foi protocolada pelos procuradores eleitorais, após ouvirem centenas de testemunhas em todo o Estado, para embasar a ação que pede a cassação do governador Ricardo Coutinho, por abuso de poder político e econômico, que teria desequilibrado o pleito em seu favor.
Dentre as provas, consta um relatório da Controladoria Geral do Estado apontando várias irregularidades na liberação dos recursos em ano eleitoral. Consta também um vídeo com o governador, gravado em pleno período eleitoral, entregando cheques para dezenas de pessoas vestidas com camisetas com a marca do Empreender PB.
Nas imagens, é possível assistir a chegada do então governador-candidato Ricardo Coutinho saudado com gritos e aplausos. Além de assinar um cheque gigante simbólico, o governador entrega pessoalmente cheques aos beneficiários do programa.