TCE constata em auditoria que Estação Ciência tem defeitos na estrutura desde a “execução da obra”
Uma auditoria técnica realizada pelo Tribunal de Contas do Estado constatou várias irregularidades na construção da Estação Ciência, de responsabilidade da Via Engenharia. Desde que a obra foi inaugurada em 2008, os problemas persistem por falta de manutenção da empresa. E há ainda a grave questão do escoamento das águas fluviais no mar.
Segundo o secretário Cássio Augusto Cananéa (Infraestrutura, João Pessoa), “desde a inauguração da obra têm sido encaminhadas diversas notificações, baseadas em relatórios técnicos à citada construtora, mormente em que até a presente data não se obteve resposta satisfatória quanto à resolução dos problemas”.
Segundo o relatório do TCE, “Fissuras no piso da terceira laje da Torre Central da Estação Ciência, tornando um equipamento público turístico subutilizado, devido a uma de suas principais atrações, o Terraço da Torre que está interditado há mais de cinco anos, por problemas de vícios/patologias construtivas, ainda, da época da execução da Obra e sem data prevista para solução, de acordo com as ações da gestão municipal, que perdura a interdição desta atração turística com apenas notificações formais à Via Engenharia S.A., mas sem nenhum resultado prático e conclusivo dos referidos problemas”.
O governador Ricardo Coutinho, que era prefeito de João Pessoa, e responsável como gestor pela execução da obra, ainda não se pronunciou.
Confira a íntegra do Relatório Técnico da Estação Ciência