TCU confirma irregularidades em programa do leite da Paraíba: produto tinha até soda cáustica
A Paraíba está de volta ao noticiário nacional e de forma extremamente pejorativa. Segundo informações publicadas pelo jornalista Cláudio Humberto, o Tribunal de Contas da União constatou graves irregularidades no programa do leite. Um levantamento técnico mostrou que sequer vacas os “produtores rurais tinham”.
Além do mais, ainda conforme o relatório, metade do leite era água, e os fornecedores chegavam a colocar até soda cáustica no produto, para maquiar sua aparência. Diz o jornalista: “O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União, verificou: o programa era uma “fraude generalizada”.
E ainda: “O TCU endossou a decisão do ministro de condenar os envolvidos a devolver o dinheiro surrupiado e aplicou multas que totalizam R$3 milhões.” A Operação Almateia, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, investigaram as fraudes constatadas pelo TCU (Mais em https://goo.gl/LB4q5L).
Operação Almateia – A Operação Amaltéia, de maio de 2012, cumpriu a 22 mandados de busca e apreensão e oito mandados de proibição, para desarticular uma quadrilha que fraudava recursos do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome). Verificou-se que a quadrilha agia utilizando pessoas que não se enquadravam na condição de produtor rural e, portanto, não estariam em condições a fornecer leite ao Programa.