Temer assegura a Maranhão que a Transposição chega até março. E muitas águas também vão rolar no PMDB…
Foi demorada a reunião que o senador Zé Maranhão manteve, na tarde desta quarta (dia 18), com o presidente Temer. A pauta, aparentemente, foi longa. A começar pelas obras de Transposição do São Francisco. O senador foi cobrar uma agilização dos trabalhos, diante do risco de um colapso no abastecimento d’água, especialmente em Campina Grande.
“Como iremos atender a mais de um milhão de pessoas, que dependem do sistema de Boqueirão, e que irá secar totalmente até março?”, indagou o senador. Na conversa, Temer afirmou que o cronograma prevê que as águas devem chegar a Monteiro, por um dos braços da Transposição (Eixo Leste), até março. Mas, ainda haverá o problema de levar a água até Boqueirão.
“Temos as bombas de engate rápido que foram cedidas pelo Governo de São Paulo, mas é preciso correr contra o tempo, senão irão assistir uma verdadeira calamidade numa vasta região, de grande importância, inclusive econômica, para o Estado”, ponderou o senador. Temer se comprometeu acionar as empresas encarregadas das obras, para tentar abreviar o tempo de conclusão.
PMDB – Temer e Maranhão também conversaram sobre o PMDB da Paraíba. O presidente ficou sabendo, por exemplo, que filiados ao partido, teleguiados pelo governador Ricardo Coutinho, tem tentando minar a liderança de Maranhão no partido. E também soube que o governador é um dos opositores mais ferrenhos do presidente Temer. Não precisou saber mais.