Teve um gesto: governador antecipa segunda parcela de aumento dos professores prometida para outubro
Não chega a ser um colosso, mas foi um gesto sem dúvida. Apesar de que a iniciativa é apenas o cumprimento do que havia anunciado no início do ano, quando da oficialização do aumento dos servidores, que seria de 9%, em duas parcelas: janeiro (4,5%) e outubro (4,5%). Bem, o governador anunciou apenas a antecipação da segunda parcela para setembro.
Como se sabe, a categoria reivindicava, no início do ano, um aumento de 13,1% (que foi o percentual de aumento do Piso Nacional de Salários), atualização do plano de cargos para todos os trabalhadores da educação, gratificação dos diretores escolares, eleições em todas as escolas, piso na integralidade e redução da carga horária para 30 horas semanais. O governador não recuou, então a categoria decidiu entrar em greve.
Houve diversas mobilizações no Estado, mas o governador se manteve inflexível, recusando diálogo com a categoria. Dois meses depois, os professores decidiram retornar ao trabalho, após a greve ter sido decretada ilegal pela Justiça, e vários professores tiveram descontos em seus vencimentos. Agora, o governador decidiu antecipar a segunda parcela.