The Economist aponta estagnação da PB em 18º no ranking de negócios
Estudo divulgado pela revista britânica The Economist, uma das publicações mais acreditadas no mundo, revela que a Paraíba segue em 18º no ranking dos melhores Estados com ambiente propício para negócios e desenvolvimento. O Estado tem uma pontuação de apenas 33,3%, abaixo da média nacional que é de 43%, ainda conforme a publicação.
O levantamento, elaborado pela Economist Intelligence Unit (EIU) mostra que, enquanto outros Estados seguem apostando no crescimento, a Paraíba patina na mesma posição que tinha em 2011. Ou seja, nos últimos quatro anos, o Estado ficou estagnado. “A Paraíba ficou para trás, lamentavelmente, essa é a constatação que a The Economist mostra”, diz o senador Vital Filho.
“Perdemos a Fiat, como diversas outras empresas, pois o gestor atual preferiu não criar no Estado um ambiente de negócios adequado para quem pretende atuar no setor produtivo brasileiro deixando Pernambuco Estado governador por seu aliado levar investimentos e empregos que poderiam estar sendo gerados na Paraíba”, concluiu o candidato ao Governo pelo PMDB.
As conclusões que se podem deduzir, a partir da compilação de relatórios jurídicos, publicações acadêmicas e de governos, sites de autoridades, além de organizações que acompanham o trabalho dos gestores públicos, é que, de fato, a Paraíba ficou na contramão do progresso, nesse período, por que não teve a ousadia e a competência para gerir um plano de desenvolvimento capaz de atrair grandes investimentos.
Pra se ter uma ideia do que ocorreu, nos últimos anos, o Piauí, que simplificou sua legislação, deu um salto do 19º para o 11º no ranking. A Paraíba continuou em 18º.
Mais em http://goo.gl/YYiIvT.