TRANSPARÊNCIA NA PANDEMIA Enquanto João Pessoa lidera ranking nacional, a Paraíba ficou em 22º à frente apenas de AC, RJ, BA e RR
João Pessoa foi destaque como a capital brasileiro que apresentou o melhor índice de transparência de gastos feitos com compras e contratações emergenciais por conta da pandemia do coronavírus, segundo ranking realizado pela ONG Transparência Internacional. Conforme o estudo, a capital paraibana atingiu a nota máxima, numa escala de zero a 100, com transparência considerada ótima. Já a Paraíba ficou apenas na 22ª posição.
Os dados para a elaboração do ranking foram levantados, segundo a ONG, a partir de publicações em redes sociais e sites oficiais, como o portal da transparência, trazendo demonstrativos de investimentos públicos, durante a pandemia. João Pessoa já havia alcançado a primeira colocação nacional no mesmo ranking, quando realizado em maio deste ano, com nota 88,6.
Os números relativos a junho revelaram uma melhoria na métrica e a cidade cresceu mais de 11 pontos nas medidas de controle e fiscalização na aplicação dos recursos. Apenas oito capitais atingiram desempenho considerado ótimo. Manaus e Macapá obtiveram o segundo e o terceiro lugares, com notas 94,9 e 93,6, respectivamente.
Estado – No ranking por Estados, Paraíba apareceu com nível de transparência classificado como “bom”, com um nota avaliada em 65,8, a mesma pontuação atingida no ranking anterior de maio. Com isso, o Estado ficou em 22° no ranking, ao lado de Sergipe. A Paraíba ficou a frente apenas de Acre, Rio de Janeiro, Bahia e Roraima (mais em https://transparenciainternacional.org.br/ranking/)
Repercussão – Os números do ranking repercutiram nacionalmente. Manchete do G1 apontou: “Espírito Santo e João Pessoa são as mais transparentes no combate à pandemia”. E ainda: “João Pessoa é a capital brasileira com melhor transparência de gastos na Covid-19”. Já a CNN Brasil apresenta o resultado geral do estudo que além de avaliar as capitais, também avalia todos os estados brasileiros. UOL e Agência Brasil também destacaram o resultado.