Trauma confirma que diretor dá plantão na UTI sem ser pediatra mas nega irregularidade
A direção do Hospital de Trauma enviou nota ao Blog, esta manhã (dia 23), admitindo que o médico Edvan Benevides, diretor-técnico do hospital, apesar de não ter especialidade em pediatria, tem sido escalado como plantonista na UTI Pediátrica. Como se sabe, a UTI estava fechado e só reabriu, após representação do Ministério Público, sob pena de multa.
Alguns médicos então procuraram a Imprensa, para denúncia que a UTI estava funcionado de forma ilegal. Mas, segundo a nota, apesar do médico Edvan estar atuando como plantonista na UTI, sem ser médico pediatra, isso não constitui irregularidade. “Na ausência da localização de um médico plantonista, caberá ao Diretor técnico assumir ao plantão, como integrante do corpo clínico”, diz o texto.
Confira a nota na íntegra:
“A Direção do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena destaca que Edvan Benevides é diretor técnico, com isso ele é o principal responsável médico pela instituição, não somente perante o conselho de medicina, como também perante a lei. Assim, é o Diretor técnico o responsável pela normatização e cumprimento das escalas de plantões. Por conseguinte, na ausência da localização de um médico plantonista, caberá ao Diretor técnico assumir ao plantão, como integrante do corpo clínico de modo a propiciar o adequado e digno atendimento aos pacientes ali internados.
Outrossim, a Cruz Vermelha Brasileira vem tomando medidas para que não haja interrupção dos serviços ou prejuízo aos pacientes do HEETSHL, desta forma, os atendimentos aos pacientes pediátricos continuam sendo feito sem nenhuma intercorrência, não havendo perspectiva de crise, além disso, já foi restabelecido a escala da Unidade de Cuidados Especiais com novos médicos.”