Trauma recebe três vezes mais que Ortotrauma e atende três vezes menos, diz relatório do Datasus
O vice-prefeito Nonato Bandeira trouxe esta manhã um dado que merece reflexões. Conforme números do Datasus, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, o Ortotrauma de Mangabeira, apesar de receber três menos recursos, atende três vezes mais pacientes do que o Hospital de Trauma, terceirizado com a Cruz Vermelha gaúcha.
“Em 2013, o Ortotrauma realizou 657.517 atendimentos ambulatoriais, enquanto o Hospital de Trauma, com a Cruz Vermelha, atendeu apenas 261.118 no mesmo período. Esse quadro se repete em vários procedimentos e comprova que mesmo gastando R$ 4,5 milhões contra os R$ 12 milhões, a Prefeitura administra melhor a saúde”, pontuou Nonato.
Nonato está cobrando respostas convincentes sobre o relatório do Datasus do governador Ricardo Coutinho e do secretário Waldson de Sousa (Saúde): “Nenhum deles, até agora, veio a público para rebater a informação que apresentei. E não podem, simplesmente porque é o Ministério da Saúde que atesta o que estamos dizendo.”
Violência no Trauma de Campina – O vice-prefeito também aproveitou a violência que se registrou contra um cadeirante no Hospital de Trauma de Campina Grande, para criticar a gestão da saúde no Estado: “Quantas pessoas já passaram pelo mesmo constrangimento que esse cidadão passou e tiveram seus direitos negados por um estado que tem obrigação de garantir o acesso à saúde?”
“Infelizmente, a aparição da Paraíba no telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, só comprova o que eu disse ontem: o total descaso do governo do estado com a saúde pública. O problema é de má gestão, de insensibilidade administrativa. É preciso dar um basta nessa situação”, arrematou.