TRE começa audiência para ouvir testemunhas na AIJE do Empreender que pede a cassação do governador
A AIJE do Empreender começou a dar os primeiros passos para o seu julgamento. Iniciou esta manhã (sexta, dia 16), a audiência para oitiva das testemunhas arroladas pelo Ministério Público Eleitoral. Uma das primeiras pessoas a depor foi Pedro Daniel, da Secretaria de Cultura do Estado, para explicar como funcionavam, durante as eleições de 2014, as conhecidas plenárias de Cultura.
O detalhe é que, nesta audiência, os advogados da Coligação A Vontade do Povo (liderada pelo PSDB) estão atuando como assistentes do MPE. Esta AIJE foi protocolada pelo MPE, a partir de centenas de testemunhos obtidos pelos procuradores em todo Estado, quanto à atuação de servidores e o governador Ricardo Coutinho em plenárias no Empreender e outras iniciativas com objetivos eleitorais.
A ação pede a cassação do governador Ricardo Coutinho (e de sua vice Lígia Feliciano), por abuso de poder político e econômico, que teria desequilibrado o pleito em seu favor. A audiência deveria ter sido realizada no último dia 2, mas foi adiada após um advogado do governador alegar problemas de saúde (Cervicalgia, ou torcicolo).
Dentre as várias provas anexadas ao processo, consta um relatório da Controladoria Geral do Estado apontando várias irregularidades na liberação dos recursos em ano eleitoral. Consta também um vídeo com o governador, gravado em pleno período eleitoral, entregando cheques para dezenas de pessoas vestidas com camisetas com a marca do Empreender PB.
Nas imagens deste vídeo, é possível assistir a chegada do então governador-candidato Ricardo Coutinho saudado com gritos e aplausos. Além de assinar um cheque gigante simbólico, o governador entrega pessoalmente cheques aos beneficiários do programa.