TRE começa ouvir testemunhas da AIJE do Empreender que pede a cassação do governador
O Tribunal Regional Eleitoral iniciou o dia em temperatura máxima. O desembargador José Aurélio da Cruz, corregedor do TRE, deu início às 8h desta sexta (que nem é 13), a oitiva das testemunhas da chamada AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) do Empreender PB, impetrada pelos advogados da Coligação A Vontade do Povo, encabeçada pelo PSDB.
Ao termino desta audiência, haverá prazo para que as partes apresentem suas razões finais, a menos que sejam solicitadas novas diligências. Esta ação é pautada, principalmente, em relatório da Controladoria Geral do Estado, registrando inúmeras irregularidades na aplicação dos recursos do Empreender PB, especialmente no ano eleitoral de 2014.
A outra AIJE, também do Empreender PB, mas protocolada pelo Ministério Público Eleitoral, teve sua audiência adiada para o próximo dia 16, após um advogado do governador, que estava acometido de Cervicalgia (torcicolo), se anunciar incapacitado de participar. Nesta, serão ouvidas centenas de testemunhas arroladas pelo MPE.
Testemunha – O comerciante Aristóteles Nascimento de Oliveira, arrolado como testemunha, confirmou ter recebido R$ 12 mil como pessoa física, para compra de equipamentos e capital de giro de uma lanchonete, apesar de não ter empresa constituída. Ele admitiu, durante a oitiva, que o Empreender PB “nunca exigiu documentos” que comprovassem como dinheiro foi aplicado.
Ele revelou ter atrasado várias parcelas, mas nunca foi cobrado por parte do Empreender. Afirmou, inclusive, que atrasou as mensalidades, porque as vendas caíram, mas não lembrou quantas parcelas, nem em que período. Em seguida, admitiu, que foi no final de 2014, ou início de 2015, subitamente, ele pagou todas as parcelas atrasadas e ainda antecipou uma para quitar o empréstimo.
Esta última informação causou estranheza entre advogados Eduardo Costa e Thiciane Carneiro, que representam a Coligação A Vontade do Povo, que teve como candidato o senador do PSDB, Cássio Cunha Lima.